SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número76Letramentos bilingües de estudiantes sordos en la educación superior: un estudio con leyendas brasileñasEstudiantes sordos en Educación Superior en Portugal - una reflexión sobre su inclusión índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Filosofia

versión impresa ISSN 0102-6801versión On-line ISSN 1982-596X

Resumen

MACHADO, Glaé Corrêa; SANTOS, Andréia Mendes dos  y  SILVA JUNIOR, Bento Selau da. As perspectivas da Educação Inclusiva no curso de Pedagogia: narrativas de professores iniciantes. Educação e Filosofia [online]. 2022, vol.36, n.76, pp.243-269.  Epub 29-Ene-2024. ISSN 1982-596X.  https://doi.org/10.14393/revedfil.v36n76a2022-60460.

Este estudo objetiva analisar as perspectivas de futuros professores em relação às práticas pedagógicas necessárias para a inclusão de alunos com deficiência, assim como a possibilidade de construí-las no cotidiano escolar. Para participar da pesquisa, foram selecionadas dezesseis futuras professoras que estão cursando os últimos semestres do curso de Pedagogia e já atuam como estagiárias na Educação Básica. A pesquisa se fundamenta na abordagem qualitativa e utilizou as narrativas como instrumento da coleta de dados. A partir do processo de análise textual discursiva, identificaram-se três dimensões, com base nas temáticas utilizadas nesse estudo: Educação Inclusiva; Práticas Pedagógicas Inclusivas; Experiência. Os resultados do estudo indicam as experiências das professoras como novas e significativas e que o elemento principal para a transformação da educação inclusiva passa pela necessidade de formação, estudos e trocas de experiências e de constante construção teórico-prática, que se faz mister no processo inclusivo.

Palabras clave : Educação Superior; Educação Inclusiva; Formação de Professores; Práticas Pedagógicas.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )