SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 issue77Education for freedom in Paulo Freire: challenges and perspectives in times of resistance buildingThe double aspect of reproduction and its influence on education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Filosofia

Print version ISSN 0102-6801On-line version ISSN 1982-596X

Abstract

BEZERRA, Giovani Ferreira. Inclusão escolar em revista (2001 a 2011): as (re)formulações discursivas do periódico Nova Escola. Educação e Filosofia [online]. 2022, vol.36, n.77, pp.757-806.  Epub Jan 29, 2024. ISSN 1982-596X.  https://doi.org/10.14393/revedfil.v36n77a2022-62888.

Este artigo discute as repercussões da inclusão escolar de pessoas com deficiência no impresso periódico pedagógico Nova Escola, hegemônico entre os periódicos do gênero. Tomou-se como recorte temporal o período delimitado entre 2001-2011, por evidenciar as manifestações e efeitos desse fenômeno nas páginas do periódico durante o período de configuração da proposta brasileira de Educação Especial na perspectiva inclusiva. Foram compiladas as reportagens sobre o assunto publicadas por Nova Escola nesse período, problematizadas pela análise temática do conteúdo, à luz de proposições teóricas marxistas. Os resultados indicaram duas tendências nas tematizações de Nova Escola sobre inclusão escolar de estudantes com deficiência, sendo a primeira delas (2001-2006) pautada no lema do aprender a viver juntos, reforçando o caráter de interatividade “acolhedora” e “privilegiada” da suposta inclusão, com a predominância do estabelecimento de vínculos interpessoais na escola. A segunda (2007-2011) enfatizou a necessidade de uma “inclusão que ensinasse” os conteúdos escolares aos alunos com deficiência, sintetizada no slogan do aprender de verdade. Ambas as tendências, porém, estiveram alinhadas com a ideologia neoliberal e ao senso comum pedagógico, sendo necessário perspectivar outras possibilidades.

Keywords : Imprensa pedagógica; Escola inclusiva; Neoliberalismo.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )