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Educação e Filosofia

versão impressa ISSN 0102-6801versão On-line ISSN 1982-596X

Resumo

SILVA, Maria Zélia Pinto da; PINHEIRO, Víctor Moita; LOPES, Fátima Maria Nobre  e  SILVA FILHO, Adauto Lopes da. O duplo aspecto da reprodução e sua influência na educação. Educação e Filosofia [online]. 2022, vol.36, n.77, pp.807-832.  Epub 29-Jan-2024. ISSN 1982-596X.  https://doi.org/10.14393/revedfil.v36n77a2022-63135.

Tomando o pensamento lukacsiano, podemos afirmar que as distorções que se apresentam no trabalho refletem diretamente nos atos reprodutivos do homem, na sua sociabilidade. Portanto, todas as categorias da superestrutura ficam comprometidas, inclusive a educação, haja vista que o espelhamento da realidade estará fundamentado na exploração promovida pelo capital. Partindo dessas considerações o presente artigo objetiva mostrar como o duplo aspecto da reprodução também se reflete na educação. Para tanto tomamos o pensamento do filósofo György Lukács, a partir da sua obra Ontologia do Ser Social, demonstrando ainda que essa dupla face pode ser relacionada à tematização de Saviani em relação às Teorias Não-Críticas, Teorias Crítico-Reprodutivistas e à Pedagogia Histórico-Crítica. Em nossas conclusões afirmamos que a educação no sentido omnilateral correspondente à face positiva da reprodução, sendo uma das alternativas viáveis para a mudança do estado atual de coisas.

Palavras-chave : Trabalho; Reprodução; Educação.

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