SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 issue77The double aspect of reproduction and its influence on educationThe duration in Henri Bergson: foundation of education with the differences author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Filosofia

Print version ISSN 0102-6801On-line version ISSN 1982-596X

Abstract

SAVI NETO, Pedro  and  FARE, Mónica de la. Teoria, Crítica e Prática Educacional: Sobre a relação entre pessimismo teórico e transformação do mundo em T.W. Adorno. Educação e Filosofia [online]. 2022, vol.36, n.77, pp.833-859.  Epub Jan 29, 2024. ISSN 1982-596X.  https://doi.org/10.14393/revedfil.v36n77a2022-63139.

O presente artigo trata da relação entre teoria e prática no pensamento de Theodor W. Adorno com o objetivo de analisar as possibilidades de emancipação do sujeito no âmbito da sociedade capitalista contemporânea, questionando sobre um suposto pessimismo do autor. Para tanto, serão contextualizadas as relações entre sujeito e objeto, natureza e razão, teoria e prática e formação e semiformação, com a finalidade de pensar a importância fundamental da teoria para a transformação do mundo a partir de uma análise crítica da sociedade, bem como a pertinência dessa análise ao atual momento brasileiro. A transformação do mundo será pensada a partir das possibilidades de emancipação do sujeito e do papel da formação humana nesse processo, no interior de um modelo educacional cada vez mais determinados pelos interesses do capital que direcionam a educação a aspectos meramente práticos de adaptação ao mercado de trabalho. A conclusão aponta no sentido da necessidade imperativa da manutenção da formação teórica e crítica diante dos constrangimentos de ordem prática de um mundo administrado pelos valores capitalistas.

Keywords : Theodor W; Adorno; Relação teoria e prática; Semiformação; Pessimismo teórico.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )