SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número77Teoría, crítica y práctica educativa: sobre la relación entre pesimismo teórico Y transformación del mundo en T.W. AdornoEl uso de juegos en las clases de matemáticas: problematizando las verdades del discurso pedagógico contemporáneo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Filosofia

versión impresa ISSN 0102-6801versión On-line ISSN 1982-596X

Resumen

GUSMAO, Luka Carvalho  y  MARQUES, Luciana Pacheco. A duração em Henri Bergson: fundamento da educação com as diferenças. Educação e Filosofia [online]. 2022, vol.36, n.77, pp.861-884.  Epub 29-Ene-2024. ISSN 1982-596X.  https://doi.org/10.14393/revedfil.v36n77a2022-63782.

Tendo como contexto as mudanças paradigmáticas da Atualidade, o objetivo deste artigo é refletir sobre os fundamentos filosóficos de uma educação com as diferenças a partir do conceito de duração desenvolvido por Henri Bergson. A teoria bergsoniana da duração instaura uma visão radical das diferenças humanas, baseada nos seguintes aspectos: a dimensão viva e pulsante das temporalidades dos diversos sujeitos; a irredutibilidade das diferentes temporalidades humanas a signos matemáticos; a totalização da temporalidade no âmbito da memória; e, enfim, seu potencial de liberdade e criação. Partindo dos referidos fundamentos filosóficos, o artigo defende que uma educação com as diferenças precisa repensar a noção de sujeito ideal, as práticas de ensino e avaliação baseadas em quantificações e classificações, as lógicas fragmentadas e impessoais de produção de conhecimento e, finalmente, a ideia de formação para a liberdade e a responsabilidade ética.

Palabras clave : Duração; Henri Bergson; Educação; Diferenças.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )