SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número77A duração em Henri Bergson: fundamento da educação com as diferençasFundamentos dialéticos do desenvolvimento profissional docente índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Filosofia

versão impressa ISSN 0102-6801versão On-line ISSN 1982-596X

Resumo

WANDERER, Fernanda  e  BOCASANTA, Daiane Martins. O uso dos jogos nas aulas de Matemática: problematizando verdades do discurso pedagógico contemporâneo. Educação e Filosofia [online]. 2022, vol.36, n.77, pp.885-916.  Epub 29-Jan-2024. ISSN 1982-596X.  https://doi.org/10.14393/revedfil.v36n77a2022-63115.

O artigo tem por objetivo problematizar o enunciado que diz da importância de ensinar matemática usando jogos. O material de pesquisa abrange todos os exemplares da Educação em Revista (ER), periódico do Sindicato do Ensino Privado do RS. Servindo-se de ferramentas teóricas oriundas do pensamento de Foucault, o artigo examina entrelaçamentos do enunciado estudado com outros do campo educacional, que geram efeitos de verdade no discurso da educação matemática contemporânea. O trabalho investigativo permitiu identificar: a) os vetores de sustentação do referido enunciado encontram-se nas produções acadêmicas da área da Educação Matemática e em documentos oficiais; b) uma reatualização do enunciado evidenciando fortes aproximações entre os jogos escolares para ensinar matemática e as tecnologias digitais. As considerações finais apontam para a constituição de uma narrativa vitoriosa sobre o uso de jogos nas aulas de matemática, capturando professores e alunos.

Palavras-chave : Educação matemática; Escolas privadas; Jogos; Enunciado; Michel Foucault.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )