SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número77Universidad Contemporánea: Presiones de la Modernidad LíquidaLa educación como superación de la barbarie: clarificación y cosificación en Lukács, Adorno y Honneth índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Filosofia

versión impresa ISSN 0102-6801versión On-line ISSN 1982-596X

Resumen

ORRU, Sílvia Ester. “Não queremos inclusivismos”: um ensaio (des)inspirado no discurso do Ministro da Educação brasileira. Educação e Filosofia [online]. 2022, vol.36, n.77, pp.1037-1074.  Epub 29-Ene-2024. ISSN 1982-596X.  https://doi.org/10.14393/revedfil.v36n77a2022-63340.

Desde a Constituição federal de 1988, o Brasil tem avançado, mesmo que vagarosamente, na construção de políticas públicas de inclusão de pessoas que se encontram em condições de desvantagem social. Dentre os movimentos sociais de luta, estão as pessoas com deficiência, seus familiares e profissionais de distintas áreas de atuação. Em agosto de 2021 o Ministro da Educação brasileira proferiu discursos que se engajam em atitudes excludentes. Dentre as falas mais polemizadas, afirmou que nas escolas há crianças com deficiência que atrapalham o aprendizado dos demais alunos. O objetivo deste ensaio é discutir acerca dos discursos do Ministro como impactantes dispositivos de marginalização e exclusão social dos estudantes com deficiência. O teor do ensaio se ampara no acervo documental e legislativo que fundamenta a história, a emanação e a implementação de políticas públicas pró-educação inclusiva, bem como em autores que sustentam as Ciências Humanas e Sociais no entendimento que a diferença e as liberdades de Ser e estar no mundo, com o mundo, com as outras pessoas, sendo diferente, são valores humanos inegociáveis.

Palabras clave : Diferença; Inclusão; Educação; Políticas públicas; Exclusão.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )