SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número77No queremos inclusivismos”: un ensayo (des)inspirado por el Ministro de la Educación brasileñaDiscursos sobre la enseñanza de la filosofía en el currículo de enseñanza media: defensa de un problema, concepción curricular y afirmación de una práctica índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Filosofia

versión impresa ISSN 0102-6801versión On-line ISSN 1982-596X

Resumen

LIMA, Jarbas Couto e. Educação como superação da barbárie: sombras do Esclarecimento em Lukács, Adorno e Honneth. Educação e Filosofia [online]. 2022, vol.36, n.77, pp.1075-1105.  Epub 29-Ene-2024. ISSN 1982-596X.  https://doi.org/10.14393/revedfil.v36n77a2022-63948.

O presente trabalho adota como ponto de partida a crítica do Esclarecimento (Aufklärung) realizada por Adorno e Horkheimer e investiga a hipótese desenvolvida pelo primeiro de uma concepção de educação como superação da barbárie. O artigo discute a fundamentação de noção adorniana de barbárie na teoria freudiana da cultura. Em particular, a hipótese de que a civilização origina e fortalece progressivamente o que é anticivilizatório, procurando distinguir a relação dialética entre determinados processos de socialização e certas formas de objetificação do sujeito caracterizadoras dos fenômenos de reificação. Em seguida, tomando a racionalidade instrumental do esclarecimento como mecanismo de objetificação do sujeito na sociedade capitalista moderna, o artigo discorre sobre o conceito de reificação em György Lukács, sua relação com a crítica do Esclarecimento em Adorno e Horkheimer e a proposta elaborada por Axel Honneth de atualização desse conceito, a partir da teoria do reconhecimento.

Palabras clave : Theodor Adorno; Axel Honneth; esclarecimento; barbárie; reificação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )