SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número77Discursos sobre la enseñanza de la filosofía en el currículo de enseñanza media: defensa de un problema, concepción curricular y afirmación de una práctica índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Filosofia

versión impresa ISSN 0102-6801versión On-line ISSN 1982-596X

Resumen

BANDEIRA, Hilda Maria Martins. Como elaborar plano de análise dos dados na pesquisa qualitativa: descrição, explicação ou interpretação?. Educação e Filosofia [online]. 2022, vol.36, n.77, pp.1141-1166.  Epub 29-Ene-2024. ISSN 1982-596X.  https://doi.org/10.14393/revedfil.v36n77a2022-65312.

Discutir aspectos teórico-metodológicos que subsidie a análise dos dados na pesquisa científica é atividade complexa, pois toda produção científica está relacionada às escolhas teóricas e metodológicas do pesquisador. Este texto busca responder à seguinte questão: como podemos organizar a proposta geral do plano de análise na pesquisa científica qualitativa? Essa inquietação tem como base a condição de ser e estar professora da disciplina de Pesquisa em Educação no ensino superior, de atuar em Programa de Pós-Graduação e de integrar o Grupo de Pesquisa FORMAR que pressupõe a unidade pesquisar-formar em contexto de investigação científica. Essas circunstâncias possibilitaram dialogar com a dialética existencial em Vieira Pinto (1979), entre outras literaturas. O propósito deste trabalho é apresentar sugestões que possam auxiliar na elaboração do plano de análise e gerar uma proposta que possa nortear o processo de orientação e interpretação dos dados produzidos na pesquisa científica. Os dados trazem as seguintes evidências: formação do pesquisador com consciência crítica; análise norteada pelos objetivos específicos ou perguntas norteadoras; apropriação da teoria; descrição, explicação e interpretação na mobilização do geral, do particular e do singular do objeto de estudo; o plano de análise deve ser inteligível, interpretável, compreensível e aplicável, consoante as escolhas teórico-metodológicas.

Palabras clave : Pesquisa qualitativa; Plano de análise; Formação e pesquisa; Práxis.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )