Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Educação e Filosofia
versão impressa ISSN 0102-6801versão On-line ISSN 1982-596X
Resumo
VALLE, Lílian do. Recuperar o corpo-mundo. Educação e Filosofia [online]. 2022, vol.36, n.78, pp.1227-1256. Epub 29-Jan-2024. ISSN 1982-596X. https://doi.org/10.14393/revedfil.v36n78a2022-65068.
A abstração da presença - a sublimação do corpo e a desconsideração dos sentidos - é, como diria Hans Gumbrecht, um dos efeitos da metafísica pela qual realiza-se a “perda do mundo”, a radical descorporalização exigida pela razão moderna. Alimentada pelas concepções filosóficas da Modernidade, essa tendência foi constantemente enfatizada pelas teorias educacionais até hoje influentes nos meios pedagógicos, além de sedimentada pelas limitações próprias ao modelo escolar amplamente instituído. A crítica e a superação desse modo de ser configuram-se hoje como urgência iminentemente política de enfrentamento das múltiplas ameaças que pesam hoje sobre a sociedade brasileira, e particularmente sobre todos os grupos que fazem corpo contra a intolerância, contra o racismo, enfim contra o que Achille Mbembé denominou necropolítica. Mas, estaria a filosofia da educação preparada para enfrentar tal urgência?
Palavras-chave : Corpo-mundo; Cosmopolitismo; Filosofia da Educação; Decolonialidade; Formação humana.