SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número1Os índios e a educação no mundo colonial: fronteira Oeste da América PortuguesaAutoconceito de Crianças Quilombolas: por entre as vozes das avós e dos/as professores/as índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Eletrônica de Educação

versão On-line ISSN 1982-7199

Resumo

BOTELHO, Micnéias Tatiana de Souza Lacerda  e  SECCHI, Darci. A inclusão de estudantes indígenas no Curso de Enfermagem da UFMT - Sinop: alcances e desafios. Rev. Elet. Educ. [online]. 2015, vol.9, n.1, pp.27-47. ISSN 1982-7199.  https://doi.org/10.14244/19827199973.

No âmbito das universidades, novos desafios são postos, cotidianamente, com o intuito de superar as limitações que impedem a participação plena dos sujeitos. Nesse sentido, a inclusão de estudantes indígenas nos cursos superiores caracteriza uma realidade emblemática e desafiadora. O artigo discute como os acadêmicos indígenas e os professores que participam do curso de graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), no campus de Sinop, Brasil, percebem o Programa de Inclusão Indígena (Proind) lá implantado. Trata-se, portanto, de um estudo exploratório, interpretativo e descritivo. Participaram do estudo quatro acadêmicos indígenas e seis professores do curso. A coleta de dados deu-se por meio da técnica de entrevista utilizando um roteiro semiestruturado. A percepção dos discentes priorizou as questões operacionais e pragmáticas, uma vez que os aspectos políticos e a percepção crítica aparecem apenas subjacentes. Nos seus depoimentos, o acesso aos cursos superiores foi percebido como uma iniciativa do governo federal, disponibilizada aos indígenas, e não como um direito, uma conquista ou uma medida mitigatória. Para os docentes, a questão das políticas afirmativas despertou certa inquietação, quer por não desejarem se manifestar contrariamente a elas, quer por não encontrarem argumentos adequados para combatê-las ou defendê-las. O ingresso formal e a presença cotidiana de indígenas nos espaços universitários, quando analisados por lentes mais cuidadosas, revelam uma nova forma de exclusão, ora explícita, ora dissimulada, especialmente nas salas de aula e nos espaços de socialização. Como se verá no texto, ainda há muito a ser feito e construído no sentido de universalizar efetivamente a oferta da educação superior de qualidade para os povos indígenas.

Palavras-chave : Acadêmicos Indígenas; Inclusão; Enfermagem.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )