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Revista Eletrônica de Educação

versão On-line ISSN 1982-7199

Resumo

ALMEIDA, Jane Soares de. A construção da diferença de gênero nas escolas - Aspectos históricos (São Paulo, séculos XIX-XX). Rev. Elet. Educ. [online]. 2015, vol.9, n.1, pp.65-77. ISSN 1982-7199.  https://doi.org/10.14244/198271991093.

Os discursos e a prática da coeducação dos sexos originaram debates educacionais em São Paulo, Brasil nos anos finais do século XIX e iniciais do século XX. Os princípios coeducativos foram defendidos de um lado pelos liberais republicanos e representantes do protestantismo; e por outro lado houve oposição da Igreja Católica e dos setores conservadores da sociedade. Esse aspecto da escolarização de crianças teve seu ponto de partida nos Estados Unidos e Europa. Ao chegar ao Brasil, introduzida pelos missionários norte-americanos, a coeducação provocou algumas discussões, mas, aparentemente, não teve a mesma repercussão que nos demais países. As escolas mistas tornaram-se comuns, embora, na sua essência, não garantam igualdade entre os sexos.

Palavras-chave : Coeducação; Educação Feminina; Educação Masculina; Igualdade.

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