SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número1A construção da diferença de gênero nas escolas - Aspectos históricos (São Paulo, séculos XIX-XX)Gestão e participação: um estudo sobre os modos de organização do trabalho pedagógico em duas escolas públicas paulistas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Eletrônica de Educação

versión On-line ISSN 1982-7199

Resumen

HRUSCHKA, Janete  y  MAIO, Eliane Rose. Gênero e Diversidade Sexual: análise dos Projetos Políticos Pedagógicos das Escolas Públicas Estaduais de Londrina/PR - Ensino Médio. Rev. Elet. Educ. [online]. 2015, vol.9, n.1, pp.78-89. ISSN 1982-7199.  https://doi.org/10.14244/198271991039.

O objetivo deste artigo foi analisar a questão de gênero e diversidade sexual, por meio de análise documental dos Projetos Políticos Pedagógicos (PPP) das Escolas Públicas Estaduais de Nível Médio da cidade de Londrina-PR, Brasil, considerando a legislação nacional, estadual e as políticas públicas sobre o tema. Trata-se de uma pesquisa documental do tipo descritiva. A amostragem foi direcionada para as escolas que disponibilizavam os PPP em seus sites para consulta pública, sendo o universo pesquisado de 74,5% do total de escolas consideradas. Constatou-se que em nenhum PPP encontra-se uma forma de operacionalização em relação à questão de gênero e diversidade sexual, apesar de que em todos eles o tema, diversidade, gênero e/ou diversidade sexual seja abordado. Nas conclusões foi realizada proposta para o PPP visando auxiliar as discussões nas escolas públicas, considerando o que consta em legislação sobre os temas gênero e diversidade sexual.

Palabras clave : Projeto Político Pedagógico - PPP; Diversidade; Gênero; Diversidade Sexual.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )