SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número1Gênero e Diversidade Sexual: análise dos Projetos Políticos Pedagógicos das Escolas Públicas Estaduais de Londrina/PR - Ensino MédioA importância da gestão na formação dos profissionais da educação Infantil: respeito às diversidades índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Eletrônica de Educação

versão On-line ISSN 1982-7199

Resumo

PENNA, Marieta de Oliveira Gouvêa  e  BELLO, Isabel Melero. Gestão e participação: um estudo sobre os modos de organização do trabalho pedagógico em duas escolas públicas paulistas. Rev. Elet. Educ. [online]. 2015, vol.9, n.1, pp.90-104. ISSN 1982-7199.  https://doi.org/10.14244/198271991061.

O artigo apresenta resultado de análise realizada em relatórios de estágio em Gestão Educacional de um curso de Pedagogia, com o objetivo de captar facetas das relações estabelecidas entre professores, alunos, funcionários e a equipe gestora em duas escolas da rede pública estadual paulista, situadas na periferia da Região Metropolitana, e assim explicitar modos de funcionamento da organização do trabalho pedagógico. Discute-se as formas como os estagiários identificam ações que favoreçam ou não a participação coletiva na tomada de decisões, ao observarem a dinâmica das relações estabelecidas entre os sujeitos, nas instituições onde realizaram seus estágios. Três eixos de análise foram estruturados: perfil das equipes gestoras; relação da equipe de gestão com os professores; gestão e inclusão, tendo como referência Blase (2000). De acordo com as análises, percebeu-se que a organização do trabalho pedagógico nas duas escolas pôde ser identificada ora com uma forma mais democrática, que supõe o envolvimento dos diversos atores escolares; ora com uma forma mais centralizadora, face aos muitos problemas e insatisfações que surgem no cotidiano, revelando o não reconhecimento daquela gestão como representativa do grupo. Tais perfis exemplificadores explicitam formas de se estabelecer relações na escola, favorecendo ou não a participação em momentos de tomadas de decisão. Mostram, também, que não há modelos puros de gestão escolar. Essas questões necessitam ser tensionadas a fim de se problematizar as relações de poder existentes nas escolas, em realidade social marcada por contradições.

Palavras-chave : Gestão Escolar; Relações Sociais na Escola; Cotidiano Escolar.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )