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Revista Eletrônica de Educação

On-line version ISSN 1982-7199

Abstract

MELLO, Lucrécia Stringhetta  and  LUZ, Anízia Aparecida Nunes. A importância da gestão na formação dos profissionais da educação Infantil: respeito às diversidades. Rev. Elet. Educ. [online]. 2015, vol.9, n.1, pp.105-119. ISSN 1982-7199.  https://doi.org/10.14244/198271991076.

A gestão na educação infantil adquire relevância pela necessidade de rever a formação dos profissionais que nela atuam. Tomamos como parâmetro discussões desencadeadas na organização e participação de um Grupo de Estudos, espaço de reflexão sobre a função dos gestores/profissionais da Educação Básica, bem como os contornos da formação continuada dos quais muitos vêm participando e buscando modificar a prática em suas instituições. A pesquisa traz uma abordagem qualitativa, cuja problemática vem se desenhando a partir do contexto vivido, e desenvolve-se sob a égide da interdisciplinaridade no sentido de observar a ‘atitude’ dos sujeitos/gestores em relação à parceria (trabalho coletivo) na articulação e interface dos saberes teóricos com os saberes da prática, sem perder de vista a totalidade que envolve as políticas destinadas à gestão. Considera-se, por um lado a normativa que direciona o currículo nacional, bem como do município e, por outro, a concepção de infância que respeite a criança e toda sua singularidade. No trajeto que vem se desenhando, entre o contexto teórico e empírico, encontramos ações pautadas pela participação e autonomia dos profissionais/gestores que partem de um processo intencional onde cada um sente-se pertencente a um ‘coletivo’ e comprometido com as decisões da gestão compartilhada bem como com os resultados. Trata-se de reconhecer a importância de um esforço que intenciona provocar a reflexão sobre as ações que possibilitam desencadear a construção de uma ‘cultura de gestão’ para a instituição de Educação Infantil permeada pelo diálogo, escuta do outro e partilha de saberes.

Keywords : Educação Infantil; Gestão Escolar; Infância; Diversidade.

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