SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número1Gestão e participação: um estudo sobre os modos de organização do trabalho pedagógico em duas escolas públicas paulistasPlanejamento Cooperativo como método de investigação da sala de aula índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Eletrônica de Educação

versão On-line ISSN 1982-7199

Resumo

MELLO, Lucrécia Stringhetta  e  LUZ, Anízia Aparecida Nunes. A importância da gestão na formação dos profissionais da educação Infantil: respeito às diversidades. Rev. Elet. Educ. [online]. 2015, vol.9, n.1, pp.105-119. ISSN 1982-7199.  https://doi.org/10.14244/198271991076.

A gestão na educação infantil adquire relevância pela necessidade de rever a formação dos profissionais que nela atuam. Tomamos como parâmetro discussões desencadeadas na organização e participação de um Grupo de Estudos, espaço de reflexão sobre a função dos gestores/profissionais da Educação Básica, bem como os contornos da formação continuada dos quais muitos vêm participando e buscando modificar a prática em suas instituições. A pesquisa traz uma abordagem qualitativa, cuja problemática vem se desenhando a partir do contexto vivido, e desenvolve-se sob a égide da interdisciplinaridade no sentido de observar a ‘atitude’ dos sujeitos/gestores em relação à parceria (trabalho coletivo) na articulação e interface dos saberes teóricos com os saberes da prática, sem perder de vista a totalidade que envolve as políticas destinadas à gestão. Considera-se, por um lado a normativa que direciona o currículo nacional, bem como do município e, por outro, a concepção de infância que respeite a criança e toda sua singularidade. No trajeto que vem se desenhando, entre o contexto teórico e empírico, encontramos ações pautadas pela participação e autonomia dos profissionais/gestores que partem de um processo intencional onde cada um sente-se pertencente a um ‘coletivo’ e comprometido com as decisões da gestão compartilhada bem como com os resultados. Trata-se de reconhecer a importância de um esforço que intenciona provocar a reflexão sobre as ações que possibilitam desencadear a construção de uma ‘cultura de gestão’ para a instituição de Educação Infantil permeada pelo diálogo, escuta do outro e partilha de saberes.

Palavras-chave : Educação Infantil; Gestão Escolar; Infância; Diversidade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )