SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 issue1The importance of management in the training of childhood education professionals: respect for diversityThe School Attendance and Education from the point of view of “Bolsa Família” Cash Transfer Program beneficiaries author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Eletrônica de Educação

On-line version ISSN 1982-7199

Abstract

MARINHO, Julio Cesar Bresolin; SILVA, Grasiele Ruiz  and  SILVA, João Alberto da. Planejamento Cooperativo como método de investigação da sala de aula. Rev. Elet. Educ. [online]. 2015, vol.9, n.1, pp.120-135. ISSN 1982-7199.  https://doi.org/10.14244/19827199968.

A partir das críticas às metodologias de pesquisa educacional utilizadas no estudo do espaço da Escola, bem como da experiência dos autores como investigadores, desenvolvemos uma estratégia de pesquisa que visa a promover maior interlocução entre Universidade e Escola. Com base em princípios da pesquisa participante, mais especificamente da Investigação- Ação, desenvolvemos como método de pesquisa o Planejamento Cooperativo. Este consiste na formação de grupos de pesquisa que reúnem profissionais da Universidade e da Educação Básica com o objetivo de investigar temas de interesse comum sobre e no espaço da sala de aula. O Planejamento Cooperativo mostra-se como uma ferramenta importante para estudos que envolvem a pesquisa de situações didáticas, de metodologias de ensino e relativas às concepções de professores. Assim, tal método propõe diminuir os distanciamentos entre Universidade e Escola, tornando a pesquisa um processo de mútua aprendizagem.

Keywords : Planejamento Escolar; Investigação-Ação; Educação Básica.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )