SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número1A importância da gestão na formação dos profissionais da educação Infantil: respeito às diversidadesA Frequência Escolar e a Educação a partir do ponto de vista das Beneficiárias do Programa Bolsa Família índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Eletrônica de Educação

versão On-line ISSN 1982-7199

Resumo

MARINHO, Julio Cesar Bresolin; SILVA, Grasiele Ruiz  e  SILVA, João Alberto da. Planejamento Cooperativo como método de investigação da sala de aula. Rev. Elet. Educ. [online]. 2015, vol.9, n.1, pp.120-135. ISSN 1982-7199.  https://doi.org/10.14244/19827199968.

A partir das críticas às metodologias de pesquisa educacional utilizadas no estudo do espaço da Escola, bem como da experiência dos autores como investigadores, desenvolvemos uma estratégia de pesquisa que visa a promover maior interlocução entre Universidade e Escola. Com base em princípios da pesquisa participante, mais especificamente da Investigação- Ação, desenvolvemos como método de pesquisa o Planejamento Cooperativo. Este consiste na formação de grupos de pesquisa que reúnem profissionais da Universidade e da Educação Básica com o objetivo de investigar temas de interesse comum sobre e no espaço da sala de aula. O Planejamento Cooperativo mostra-se como uma ferramenta importante para estudos que envolvem a pesquisa de situações didáticas, de metodologias de ensino e relativas às concepções de professores. Assim, tal método propõe diminuir os distanciamentos entre Universidade e Escola, tornando a pesquisa um processo de mútua aprendizagem.

Palavras-chave : Planejamento Escolar; Investigação-Ação; Educação Básica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )