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Revista Eletrônica de Educação

versão On-line ISSN 1982-7199

Resumo

CAVALCANTI, Karla Simone Beserra  e  SILVA, Alexsandro da. Os gêneros textuais como objeto de ensino no livro didático de língua portuguesa. Rev. Elet. Educ. [online]. 2015, vol.9, n.1, pp.167-180. ISSN 1982-7199.  https://doi.org/10.14244/198271991091.

O artigo apresenta resultados de uma pesquisa cujo objetivo foi investigar o tratamento dado aos gêneros textuais em uma coleção de livros didáticos de língua portuguesa aprovada pelo PNLD 2011 (Programa Nacional do Livro Didático), Brasil. Utilizamos a pesquisa documental e a análise temática de conteúdo como procedimentos, respectivamente, de geração e de análise de dados, considerando, primeiramente, a identificação dos gêneros que foram escolhidos para a sistematização de suas propriedades e o agrupamento deles por domínios de comunicação/aspectos tipológicos. Posteriormente, analisamos a distribuição das atividades envolvendo os gêneros textuais nas diferentes seções da coleção e as propriedades (sociodiscursivas, estruturais e linguísticas) dos gêneros tematizadas nessas atividades. Em relação ao agrupamento de gêneros textuais, os resultados da pesquisa indicaram a predominância da ordem do relatar (24,7%) e expressar (24%). No que concerne à distribuição por seção, percebemos que havia gêneros específicos para o trabalho com leitura, produção e análise linguística, sem muita articulação entre as seções. Quanto à frequência e ao tratamento das atividades relativas aos gêneros, observamos que a estrutura (42,7%) e os aspectos linguísticos (36,1%) constituíram as propriedades mais abordadas na coleção, sendo necessário um investimento maior em atividades explorando os aspectos sociodiscursivos inerentes às situações de interação verbal. Embora reconheçamos ser necessário um investimento dessa natureza, acreditamos que a coleção tenha apresentado um esforço em favorecer um ensino adequado às diferentes especificidades dos gêneros textuais.

Palavras-chave : Gêneros Textuais; Ensino; Livros Didáticos; Propriedades.

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