SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número1Os gêneros textuais como objeto de ensino no livro didático de língua portuguesaUsando algoritmos e ábaco no estudo do sistema de numeração decimal em um curso de Pedagogia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Eletrônica de Educação

versão On-line ISSN 1982-7199

Resumo

MORO, Angélica Balconi et al. Validação de um instrumento para medir o clima organizacional entre alunos de programas de pós-graduação de uma IES. Rev. Elet. Educ. [online]. 2015, vol.9, n.1, pp.181-195. ISSN 1982-7199.  https://doi.org/10.14244/198271991007.

O artigo apresenta resultados da pesquisa que teve por objetivo adaptar e validar um conjunto de componentes e seus respectivos indicadores com a finalidade de compor as categorias de análise do clima organizacional para alunos de Programas de Pós-Graduação (PPG) de uma Instituição de Ensino Superior (IES). Participaram da amostra, 200 alunos de quatro PPGs de uma Instituição Pública de Ensino Superior. Para o desenvolvimento deste estudo, foi utilizado um questionário composto por duas partes: uma com sete questões referentes aos dados de identificação, e outra referente ao clima organizacional que foi construída com base na metodologia de Luz (2003) e Rizzatti (2002) e adaptada à realidade dos PPGs em questão. O mesmo passou por uma avaliação de adequabilidade, sendo submetido à validação semântica e de conteúdo. Após o levantamento dos dados, foram realizadas análises descritivas, fatoriais, rotação ortogonal varimax com normalização e cálculos de confiabilidade. Também foram avaliadas as comunalidades que atenderam o valor mínimo aceitável de 0,4. Assim, com a análise e a reestruturação dos componentes e indicadores, validou-se um modelo de análise de clima organizacional para alunos de PPGs. O resultado desta pesquisa servirá como fonte de informações aos gestores para o desenvolvimento de processos que visem à melhoria do clima organizacional, contribuindo para um maior desempenho dos PPGs.

Palavras-chave : Alunos; Instituição de Ensino Superior; Pós-Graduação; Clima Organizacional.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )