SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 issue1Validation of an instrument to measure the atmosphere among students of postgraduate programsFormative evidences of university extension in Physical Education teaching author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Eletrônica de Educação

On-line version ISSN 1982-7199

Abstract

VIEGAS, Elis Regina dos Santos  and  SERRA, Hiraldo. Usando algoritmos e ábaco no estudo do sistema de numeração decimal em um curso de Pedagogia. Rev. Elet. Educ. [online]. 2015, vol.9, n.1, pp.196-210. ISSN 1982-7199.  https://doi.org/10.14244/198271999987.

Estudos em Educação Matemática têm descrito dificuldades de professores na utilização de algoritmos no ensino de aritmética nas séries iniciais, dificuldades que provocam questionamentos quanto à qualidade da formação teórico-prática oferecida para a docência nessa área. Nesse contexto, o presente estudo teve como objetivo investigar a formação de conceitos e construção do conhecimento matemático de estudantes de Pedagogia em relação ao ensino de aritmética, das operações fundamentais com a utilização de ábaco e algoritmos, bem como, do sistema de numeração decimal. No referencial teórico adotado, os autores refletem sobre a formação inicial de professores para a docência da Matemática nas séries iniciais, sobre a necessidade da formação alicerçada em saberes para o processo de ensinar/ aprender e sobre a importância da formação do professor tanto em termos de conteúdos metodológicos quanto dos específicos. A pesquisa realizada foi de natureza qualitativa e quantitativa, o levantamento dos dados ocorreu com a utilização de questionários semiestruturados, relatório de procedimentos nas atividades, observação direta e videogravação. Os resultados mostraram que os estudos com as duas abordagens metodológicas, ábaco e algoritmos, puderam contribuir para a formação, ressignificação de conceitos e construção do conhecimento matemático, como também, puderam fornecer subsídios para uma melhor formação pedagógica e específica.

Keywords : Formação Inicial; Educação Matemática; Conhecimento Científico; Processo Ensino-Aprendizagem.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )