SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número1Validação de um instrumento para medir o clima organizacional entre alunos de programas de pós-graduação de uma IESEvidências formativas da extensão universitária na docência em Educação Física índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Eletrônica de Educação

versão On-line ISSN 1982-7199

Resumo

VIEGAS, Elis Regina dos Santos  e  SERRA, Hiraldo. Usando algoritmos e ábaco no estudo do sistema de numeração decimal em um curso de Pedagogia. Rev. Elet. Educ. [online]. 2015, vol.9, n.1, pp.196-210. ISSN 1982-7199.  https://doi.org/10.14244/198271999987.

Estudos em Educação Matemática têm descrito dificuldades de professores na utilização de algoritmos no ensino de aritmética nas séries iniciais, dificuldades que provocam questionamentos quanto à qualidade da formação teórico-prática oferecida para a docência nessa área. Nesse contexto, o presente estudo teve como objetivo investigar a formação de conceitos e construção do conhecimento matemático de estudantes de Pedagogia em relação ao ensino de aritmética, das operações fundamentais com a utilização de ábaco e algoritmos, bem como, do sistema de numeração decimal. No referencial teórico adotado, os autores refletem sobre a formação inicial de professores para a docência da Matemática nas séries iniciais, sobre a necessidade da formação alicerçada em saberes para o processo de ensinar/ aprender e sobre a importância da formação do professor tanto em termos de conteúdos metodológicos quanto dos específicos. A pesquisa realizada foi de natureza qualitativa e quantitativa, o levantamento dos dados ocorreu com a utilização de questionários semiestruturados, relatório de procedimentos nas atividades, observação direta e videogravação. Os resultados mostraram que os estudos com as duas abordagens metodológicas, ábaco e algoritmos, puderam contribuir para a formação, ressignificação de conceitos e construção do conhecimento matemático, como também, puderam fornecer subsídios para uma melhor formação pedagógica e específica.

Palavras-chave : Formação Inicial; Educação Matemática; Conhecimento Científico; Processo Ensino-Aprendizagem.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )