SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número1Evidências formativas da extensão universitária na docência em Educação FísicaEstágio supervisionado no programa de formação de professores: Tensões e reflexões índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Eletrônica de Educação

versión On-line ISSN 1982-7199

Resumen

ALQAHTANI, Muteb M.  y  POWELL, Arthur B.. Desenvolvimento Instrumental do Raciocínio dos Professores em Geometria Dinâmica. Rev. Elet. Educ. [online]. 2015, vol.9, n.1, pp.242-250. ISSN 1982-7199.  https://doi.org/10.14244/198271991322.

Com o intuito de contribuir para o entendimento de como os professores podem desenvolver a compreensão da geometria, este artigo trata do desenvolvimento discursivo do raciocínio geométrico dos professores através de apropriação de instrumentos enquanto colaborando em um ambiente de geometria dinâmica (AGD) online. Utilizando a teoria da atividade mediada por instrumentos, analisamos o discurso e as ações AGD de um grupo de professores de matemática do ensino fundamental e médio que participaram de um curso de desenvolvimento profissional com duração de um semestre. Trabalhando em pequenos grupos, eles interagiram para resolver problemas geométricos. Nossos resultados mostram que na medida em que se apropriam dos artefatos AGD e transformam seus componentes em instrumentos, os professores desenvolvem o conhecimento e raciocínio geométricos em geometria dinâmica. Nosso estudo contribui para uma compreensão ampla de como os professores desenvolvem o conhecimento matemático para o ensino.

Palabras clave : Geometria Dinâmica; Gênese Instrumental; Conhecimento para o Ensino de Matemática; Colaboração.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )