SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 issue1Instrumental Development of Teachers’ Reasoning in Dynamic GeometrySociology, formation of teachers and interdisciplinarity. Achievements and challenges in the experiments of the PIBID de Ciências Sociais at PUC-Campinas author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Eletrônica de Educação

On-line version ISSN 1982-7199

Abstract

BRAGA, Jacqueline. Estágio supervisionado no programa de formação de professores: Tensões e reflexões. Rev. Elet. Educ. [online]. 2015, vol.9, n.1, pp.251-261. ISSN 1982-7199.  https://doi.org/10.14244/198271991073.

Este relato emerge da experiência nas disciplinas de Estágio Supervisionado do curso de Ciências da Natureza, no Programa de Formação de Professores (PARFOR) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). O objetivo foi estabelecer uma visão analítica das experiências vivenciadas com os 46 cursistas, durante a execução do estágio obrigatório. Foi realizado um estudo descritivo de natureza qualitativa dos depoimentos, usando como metodologia o grupo focal (GF). Foram discutidas a organização e a importância do Estágio na formação continuada do professor de Ciências, levantadas as reflexões sobre as experiências no âmbito das atividades de estágio e as tensões vivenciadas na escola por estes alunos-docentes. O que pode-se observar neste relato é que o Estágio Supervisionado, apesar de configurar-se como um momento e espaço formador, capaz de despertar a crítica reflexiva, devido às suas tensões, ainda nos traz questionamentos sobre a forma como deve ser desenvolvido no ambiente escolar.

Keywords : PARFOR; Formação de Professores; Estágio.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )