SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número1Desenvolvimento Instrumental do Raciocínio dos Professores em Geometria DinâmicaSociologia, formação de professores e interdisciplinaridade. Conquistas e desafios nas experiências do PIBID de Ciências Sociais da PUC-Campinas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Eletrônica de Educação

versão On-line ISSN 1982-7199

Resumo

BRAGA, Jacqueline. Estágio supervisionado no programa de formação de professores: Tensões e reflexões. Rev. Elet. Educ. [online]. 2015, vol.9, n.1, pp.251-261. ISSN 1982-7199.  https://doi.org/10.14244/198271991073.

Este relato emerge da experiência nas disciplinas de Estágio Supervisionado do curso de Ciências da Natureza, no Programa de Formação de Professores (PARFOR) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). O objetivo foi estabelecer uma visão analítica das experiências vivenciadas com os 46 cursistas, durante a execução do estágio obrigatório. Foi realizado um estudo descritivo de natureza qualitativa dos depoimentos, usando como metodologia o grupo focal (GF). Foram discutidas a organização e a importância do Estágio na formação continuada do professor de Ciências, levantadas as reflexões sobre as experiências no âmbito das atividades de estágio e as tensões vivenciadas na escola por estes alunos-docentes. O que pode-se observar neste relato é que o Estágio Supervisionado, apesar de configurar-se como um momento e espaço formador, capaz de despertar a crítica reflexiva, devido às suas tensões, ainda nos traz questionamentos sobre a forma como deve ser desenvolvido no ambiente escolar.

Palavras-chave : PARFOR; Formação de Professores; Estágio.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )