SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número1Estágio supervisionado no programa de formação de professores: Tensões e reflexõesPró-Matemática/UEL na formação do professor: Episódio de um trabalho com a análise da produção escrita índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Eletrônica de Educação

versão On-line ISSN 1982-7199

Resumo

DUQUE, Tiago  e  BOLFE, Ana Paula Fraga. Sociologia, formação de professores e interdisciplinaridade. Conquistas e desafios nas experiências do PIBID de Ciências Sociais da PUC-Campinas. Rev. Elet. Educ. [online]. 2015, vol.9, n.1, pp.262-275. ISSN 1982-7199.  https://doi.org/10.14244/198271991085.

Esta descrição e análise de experiência desenvolvida em ambiente educacional têm como objetivo refletir a respeito da formação de professores de Ciências Sociais em uma perspectiva teórico-prática interdisciplinar. O texto apresenta as conquistas e os desafios das experiências da área de Ciências Sociais do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID PUC-Campinas, Brasil. Os autores refletem as suas próprias experiências como coordenadores de bolsistas e também professores destes em sala de aula. A vivência semanal junto com os demais coordenadores de áreas, visitas às escolas, reuniões com alunos bolsistas, elaboração de relatórios, planejamento e acompanhamento da execução das atividades interdisciplinares e leitura de atividades avaliativas dos alunos bolsistas são o que forma o material que aqui se organiza em formato de relato de experiência. Conclui-se que o programa aumentou a qualidade da participação dos alunos bolsistas em sala de aula, ao mesmo tempo em que foi um espaço crítico para pensar a maneira como formamos professores. Conclui-se também que, apesar dos esforços, temos ainda muito a fazer para a consolidação do ensino de Sociologia na educação básica. Sabemos ainda que a interdisciplinaridade também está por ser conquistada e legitimada na universidade, por mais que isso possa parecer contraditório.

Palavras-chave : Ensino de Sociologia; Formação de Professores/as; Interdisciplinaridade; PIBID.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )