SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 issue1Indissociability in the University Setting. Fragments of an experienceInstrumental Development of Teachers’ Reasoning in Dynamic Geometry author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Eletrônica de Educação

On-line version ISSN 1982-7199

Abstract

PASTORIZA, Bruno dos Santos  and  PINO, José Claudio Del. Para Falar de Disciplina, Corpos e Conhecimentos Entre os Muros da Escola. Rev. Elet. Educ. [online]. 2015, vol.9, n.1, pp.301-317. ISSN 1982-7199.  https://doi.org/10.14244/198271991187.

A partir de um cenário idealizado no filme Entre os Muros da Escola e de outros que percorrem experiências reais é que se desenvolve este ensaio. Nesse sentido, a proposta é evidenciar uma série de relações (com ênfase nas relações de poder) que são traçadas nesse lócus escolar e que, a cada movimento tanto o põem numa conjuntura de outros espaços, instituições, sujeitos, quanto o localizam e, sobre ele, agem. Dando destaque para a ideia da evidenciação dos muros que percorrem a escola, o texto realiza um trabalho de pensamento no qual confluem práticas de escolas reais, da escola de Cantet e Bégaudeau (autores do filme) e, ainda, proposições de autores como Michel Foucault. Emergem no ensaio, então, microanalíticas da espacialidade escolar, dos corpos que ali se encontram disciplinados e dos conhecimentos que, assim como os corpos, se organizam nessa mesma lógica. Dos encaminhamentos, surge o destaque para a economia e eficiência do poder disciplinar que percorre a escola e, por uma série de elementos, avigora seus muros.

Keywords : Escola; Poder Disciplinar; Espaço Físico; Discurso.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )