SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número1A Indissociabilidade na Universidade. Fragmentos de uma experiênciaDesenvolvimento Instrumental do Raciocínio dos Professores em Geometria Dinâmica índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Eletrônica de Educação

versión On-line ISSN 1982-7199

Resumen

PASTORIZA, Bruno dos Santos  y  PINO, José Claudio Del. Para Falar de Disciplina, Corpos e Conhecimentos Entre os Muros da Escola. Rev. Elet. Educ. [online]. 2015, vol.9, n.1, pp.301-317. ISSN 1982-7199.  https://doi.org/10.14244/198271991187.

A partir de um cenário idealizado no filme Entre os Muros da Escola e de outros que percorrem experiências reais é que se desenvolve este ensaio. Nesse sentido, a proposta é evidenciar uma série de relações (com ênfase nas relações de poder) que são traçadas nesse lócus escolar e que, a cada movimento tanto o põem numa conjuntura de outros espaços, instituições, sujeitos, quanto o localizam e, sobre ele, agem. Dando destaque para a ideia da evidenciação dos muros que percorrem a escola, o texto realiza um trabalho de pensamento no qual confluem práticas de escolas reais, da escola de Cantet e Bégaudeau (autores do filme) e, ainda, proposições de autores como Michel Foucault. Emergem no ensaio, então, microanalíticas da espacialidade escolar, dos corpos que ali se encontram disciplinados e dos conhecimentos que, assim como os corpos, se organizam nessa mesma lógica. Dos encaminhamentos, surge o destaque para a economia e eficiência do poder disciplinar que percorre a escola e, por uma série de elementos, avigora seus muros.

Palabras clave : Escola; Poder Disciplinar; Espaço Físico; Discurso.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )