SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número1A Indissociabilidade na Universidade. Fragmentos de uma experiênciaDesenvolvimento Instrumental do Raciocínio dos Professores em Geometria Dinâmica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Eletrônica de Educação

versão On-line ISSN 1982-7199

Resumo

PASTORIZA, Bruno dos Santos  e  PINO, José Claudio Del. Para Falar de Disciplina, Corpos e Conhecimentos Entre os Muros da Escola. Rev. Elet. Educ. [online]. 2015, vol.9, n.1, pp.301-317. ISSN 1982-7199.  https://doi.org/10.14244/198271991187.

A partir de um cenário idealizado no filme Entre os Muros da Escola e de outros que percorrem experiências reais é que se desenvolve este ensaio. Nesse sentido, a proposta é evidenciar uma série de relações (com ênfase nas relações de poder) que são traçadas nesse lócus escolar e que, a cada movimento tanto o põem numa conjuntura de outros espaços, instituições, sujeitos, quanto o localizam e, sobre ele, agem. Dando destaque para a ideia da evidenciação dos muros que percorrem a escola, o texto realiza um trabalho de pensamento no qual confluem práticas de escolas reais, da escola de Cantet e Bégaudeau (autores do filme) e, ainda, proposições de autores como Michel Foucault. Emergem no ensaio, então, microanalíticas da espacialidade escolar, dos corpos que ali se encontram disciplinados e dos conhecimentos que, assim como os corpos, se organizam nessa mesma lógica. Dos encaminhamentos, surge o destaque para a economia e eficiência do poder disciplinar que percorre a escola e, por uma série de elementos, avigora seus muros.

Palavras-chave : Escola; Poder Disciplinar; Espaço Físico; Discurso.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )