SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número1Para Falar de Disciplina, Corpos e Conhecimentos Entre os Muros da Escola índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Eletrônica de Educação

versão On-line ISSN 1982-7199

Resumo

ALQAHTANI, Muteb M.  e  POWELL, Arthur B.. Desenvolvimento Instrumental do Raciocínio dos Professores em Geometria Dinâmica . Rev. Elet. Educ. [online]. 2015, vol.9, n.1, pp.318-327. ISSN 1982-7199.  https://doi.org/10.14244/198271991178.

Com o intuito de contribuir para o entendimento de como os professores podem desenvolver a compreensão da geometria, este artigo trata do desenvolvimento discursivo do raciocínio geométrico dos professores através de apropriação de instrumentos enquanto colaborando em um ambiente de geometria dinâmica (AGD) online. Utilizando a teoria da atividade mediada por instrumentos, analisamos o discurso e as ações AGD de um grupo de professores de matemática do ensino fundamental e médio que participaram de um curso de desenvolvimento profissional com duração de um semestre. Trabalhando em pequenos grupos, eles interagiram para resolver problemas geométricos. Nossos resultados mostram que na medida em que se apropriam dos artefatos AGD e transformam seus componentes em instrumentos, os professores desenvolvem o conhecimento e raciocínio geométricos em geometria dinâmica. Nosso estudo contribui para uma compreensão ampla de como os professores desenvolvem o conhecimento matemático para o ensino.

Palavras-chave : Geometria Dinâmica; Gênese Instrumental; Conhecimento para o Ensino de Matemática; Colaboração.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )