SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 issue1Childhood and intercultural education in Santa Catarina state, Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Eletrônica de Educação

On-line version ISSN 1982-7199

Abstract

CARNEIRO, Reginaldo Fernando  and  LUPIANEZ GOMEZ, Jose Luis. Crenças e concepções de futuros professores de primária sobre a matemática. Rev. Elet. Educ. [online]. 2016, vol.10, n.1, pp.11-25. ISSN 1982-7199.  https://doi.org/10.14244/198271991583.

O artigo tem como objetivo identificar e discutir as crenças e concepções de futuros professores da Educação Primária sobre a matemática e seu ensino e aprendizagem. Sua relevância está no fato de que as crenças e concepções sobre a matemática, seu ensino e sua aprendizagem podem influenciar na prática profissional dos professores. Assim desenvolvemos uma pesquisa qualitativa em que utilizamos um questionário para produção de dados que foi respondido por 12 estudantes do curso de Professores para a Educação Primária da Universidade de Granada, em um período de estudos do primeiro autor deste artigo nesta universidade durante seu doutorado. Para analisar os dados, baseamo-nos na técnica de análise de conteúdo. Os futuros professores apresentaram três crenças e concepções sobre a matemática: servem como uma caixa de ferramentas, são um corpo único e estático de conhecimentos ou ainda pode ser utilizada para resolver problemas. Além disso, o ensino e a aprendizagem estão baseados na rotina, repetição e memorização de fórmulas, procedimentos e algoritmos. No entanto, as disciplinas do curso de Professor para a Educação Primária da Universidade de Granada, com suas dinâmicas e discussões propostas, buscam desenvolver a reflexão sobre as crenças e concepções dos futuros professores, tentando mudá-las.

Keywords : Crenças e Concepções; Professores de Primária; Matemática; Ensino e Aprendizagem.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )