SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número1Crenças e concepções de futuros professores de primária sobre a matemáticaA ciência no espaço educacional da criança: do fazer ciência à ciência do fazer índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Eletrônica de Educação

versão On-line ISSN 1982-7199

Resumo

VALENCA, Vera Lúcia Chacon. Infância catarinense e educação intercultural. Rev. Elet. Educ. [online]. 2016, vol.10, n.1, pp.26-41. ISSN 1982-7199.  https://doi.org/10.14244/198271991135.

O propósito deste artigo é refletir sobre a infância catarinense na perspectiva da educação intercultural. Com esse objetivo, realizou-se uma revisão teórica e uma pesquisa empírica, exploratória, com 78 crianças de várias descendências de oito a 12 anos. Partiu-se do pressuposto de que a infância catarinense, por ser constituída de diversas descendências/etnias, apresenta elementos culturais comuns e algumas especificidades com relação aos valores estético-culturais. A educação intercultural é aquela que visa à criação de contextos educativos nos quais os conflitos entre identidade e diferença sejam minimizados, promovendo uma convivência respeitosa e solidária entre as crianças. A pesquisa foi desenvolvida no âmbito do projeto do Museu das Crianças do Brasil, espaço cultural criado para elas a exemplo do Brooklyn Children’s Museum, de Nova York. Da pesquisa, participaram crianças descendentes: africanas, indígenas e europeias (ucranianas e açorianas). Elas foram submetidas a três questionários, sobre as tradições, a vida cotidiana e o padrão físico de beleza. Tabulados, os resultados possibilitaram o traçado de um perfil que evidenciou características comuns a todas as crianças, como os valores atribuídos às pessoas: respeito aos mais velhos, responsabilidade e honestidade (valores relacionados ao ideal de ego); assim como expressaram particularidades de cada descendência (festas, culinária, manifestações religiosas). No que diz respeito ao padrão físico de beleza, predominou “a beleza do consumo”: pele clara ou bronzeada e cabelos lisos. Tais resultados constituirão a Rede Virtual, a do Imaginário Infantil, que alimentará o museu e por suas atividades será alimentada.

Palavras-chave : Infância Catarinense; Museu das Crianças do Brasil; Educação Intercultural.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )