SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 issue1Childhood and intercultural education in Santa Catarina state, BrazilDisplacement of children in the districts of Curitiba, Brazil, and its relation to socialization processes author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Eletrônica de Educação

On-line version ISSN 1982-7199

Abstract

DESOUZA, Carolina Rodrigues. A ciência no espaço educacional da criança: do fazer ciência à ciência do fazer. Rev. Elet. Educ. [online]. 2016, vol.10, n.1, pp.42-51. ISSN 1982-7199.  https://doi.org/10.14244/198271991449.

Este artigo objetiva refletir sobre as possíveis articulações do desenvolvimento das ciências na educação das crianças e suas respectivas infâncias e parte da compreensão de que na Educação Infantil e nos primeiros anos do Ensino Fundamental, os estudantes antes de alunos são crianças, e como tais, são sujeitos completos, dotados de inteligência, emoções e sentimentos; capazes de observar, registrar informações, argumentar, debater, fazer escolhas e expressar-se em diferentes linguagens. Para garantir a participação efetiva da criança como sujeito hoje, e não um “vir a ser”, é necessário rever as ações e as relações no seu espaço escolar. Este trabalho aponta formas de pensar o processo educativo das ciências na formação das crianças para possibilitar seu acesso à cultura científica, sem desvalorizar as infâncias. Sugere, igualmente, elementos da ciência no espaço escolar da criança como veículo de potência para aguçar a curiosidade e novos olhares para o mundo, dentro da lógica infantil, que engloba criação, imaginação, fantasia e desejo, muitas vezes diferente do olhar do adulto. De natureza teórica, o artigo trabalha noções tais como crianças, infâncias e ciências, no intuito de pensar uma educação cujas práticas educativas, com elementos da cultura científica, possibilitem o exercício da infância.

Keywords : Crianças; Infâncias; Educação em Ciências.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )