SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número1A ciência no espaço educacional da criança: do fazer ciência à ciência do fazerO discurso médico-psicológico na configuração do campo da Educação Especial índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Eletrônica de Educação

versão On-line ISSN 1982-7199

Resumo

FERREIRA, Valéria Milena Rohrich. Deslocamento de crianças nos bairros de Curitiba e sua relação com processos de socialização. Rev. Elet. Educ. [online]. 2016, vol.10, n.1, pp.52-68. ISSN 1982-7199.  https://doi.org/10.14244/198271991231.

Este artigo discute a relação entre o deslocamento de crianças nos bairros e na cidade de Curitiba e seus processos de socialização. A pesquisa foi realizada com seis crianças de escolas da rede municipal de educação de Curitiba, Brasil, moradoras de regiões centrais, periferias e favelas. Foram realizadas entrevistas com os pais, conversas longas com as crianças e observações de campo sobre os locais de moradia das famílias. Os dados foram analisados a partir de referenciais da sociologia urbana, da socialização e da Infância. A pesquisa vem demonstrando a existência de uma diversidade de possibilidades na mobilidade das crianças sendo estas, porém, circunscritas por fatores sociais e territoriais próprios de uma cidade globalizada e desigual. E, frente a uma série de preocupações nos deslocamentos pelo bairro, as crianças não só opinam e discutem criticamente demonstrando conhecer e avaliar os perigos das saídas, mas também se posicionam utilizando variadas lógicas de ação, evidenciando práticas reflexivas que podem vir a ser incorporadas aos seus estoques de experiência (LAHIRE, 2002).

Palavras-chave : Infância; Cidade; Bairros; Socialização.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )