SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 issue1The medical-psychological discourse in the configuration of the Special Education fieldRepresentations of visually impaired students about physical education classes author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Eletrônica de Educação

On-line version ISSN 1982-7199

Abstract

BERNARDES, Cleide Aparecida Hoffmann  and  CORDEIRO, Aliciene Fusca Machado. O atendimento educacional especializado pelas vozes das professoras. Rev. Elet. Educ. [online]. 2016, vol.10, n.1, pp.88-99. ISSN 1982-7199.  https://doi.org/10.14244/198271991190.

O estudo teve por objetivo conhecer o trabalho docente do/no Atendimento Educacional Especializado (AEE) em uma rede municipal de ensino do Estado de Santa Catarina, Brasil, pelas vozes das professoras que atuam nesse serviço. Para a construção dos dados, aplicaram‑se questionários a 34 professoras atuantes na Educação Infantil e no Ensino Fundamental, que foram tratados à luz da análise de conteúdo. Todas as participantes da pesquisa são mulheres com idades entre 31 e 50 anos concursadas como docentes no AEE, atuando 40 horas semanais como docentes no AEE. Pode-se dizer que as professoras especializadas são experientes, já que 71% atuam há mais de seis anos na rede municipal de ensino. Contudo, no que tange à experiência no AEE, 88% das professoras estão no serviço há três anos ou menos, estando, assim, num momento profissional de descoberta e sobrevivência, em que são explorados os contornos dessa nova função. Considera-se que as professoras estão em fase de (re)conhecimento do seu trabalho no AEE e evidenciou-se que, em grande medida, este configura-se de forma isolada. No entanto, há professoras que dão indicativos de um trabalho que envolve a comunidade escolar. A fala das participantes revelou falta de coesão sobre a função de professora do/no AEE, o que adverte para a necessidade de propor discussões sobre o assunto, a fim de buscar compreender sua função e até mesmo significar o AEE como estratégia pedagógica no contexto escolar, para que contribua para o processo de escolarização dos estudantes, que são, em primeiro lugar, alunos da escola.

Keywords : Trabalho Docente; Atendimento Educacional Especializado; Salas de Recursos Multifuncionais.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )