SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 issue1Specialized educational service through teachers’ voicesRelations between school violence, gender, and stress in preadolescents author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Eletrônica de Educação

On-line version ISSN 1982-7199

Abstract

FREITAS, Michelle Gomes; SALES, Zenilda Nogueira  and  MOREIRA, Ramon Missias. Representações de alunos com deficiência visual sobre as aulas de educação física escolar. Rev. Elet. Educ. [online]. 2016, vol.10, n.1, pp.100-109. ISSN 1982-7199.  https://doi.org/10.14244/198271991191.

Este estudo objetivou analisar a percepção de alunos com deficiência visual matriculados no ensino regular a respeito das aulas de Educação Física. O estudo apresentou caráter qualitativo, descritivo e exploratório, tendo sido realizado na Associação Jequieense de Cegos (Ajece) Brasil. Participaram da entrevista semiestruturada cinco alunos com deficiência visual matriculados na rede regular de ensino de Jequié e assistidos pela Ajece. Após análise de conteúdo, foram evidenciadas três categorias: atividades desenvolvidas durante as aulas de Educação Física, interesse dos alunos por esportes enquanto elementos da Educação Física e atividade física em outros espaços. Todos os alunos investigados declararam que, apesar do interesse, não participavam das aulas de Educação Física, atribuindo essa infeliz realidade aos professores que não se atêm a adaptar as metodologias de ensino e as atividades práticas (físicas, esportivas, recreativas) às suas especificidades.

Keywords : Deficiência Visual; Educação Física; Educação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )