SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número1O atendimento educacional especializado pelas vozes das professorasRelações entre violência escolar, gênero e estresse em pré‑adolescentes índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Eletrônica de Educação

versión On-line ISSN 1982-7199

Resumen

FREITAS, Michelle Gomes; SALES, Zenilda Nogueira  y  MOREIRA, Ramon Missias. Representações de alunos com deficiência visual sobre as aulas de educação física escolar. Rev. Elet. Educ. [online]. 2016, vol.10, n.1, pp.100-109. ISSN 1982-7199.  https://doi.org/10.14244/198271991191.

Este estudo objetivou analisar a percepção de alunos com deficiência visual matriculados no ensino regular a respeito das aulas de Educação Física. O estudo apresentou caráter qualitativo, descritivo e exploratório, tendo sido realizado na Associação Jequieense de Cegos (Ajece) Brasil. Participaram da entrevista semiestruturada cinco alunos com deficiência visual matriculados na rede regular de ensino de Jequié e assistidos pela Ajece. Após análise de conteúdo, foram evidenciadas três categorias: atividades desenvolvidas durante as aulas de Educação Física, interesse dos alunos por esportes enquanto elementos da Educação Física e atividade física em outros espaços. Todos os alunos investigados declararam que, apesar do interesse, não participavam das aulas de Educação Física, atribuindo essa infeliz realidade aos professores que não se atêm a adaptar as metodologias de ensino e as atividades práticas (físicas, esportivas, recreativas) às suas especificidades.

Palabras clave : Deficiência Visual; Educação Física; Educação.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )