SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número1Representações de alunos com deficiência visual sobre as aulas de educação física escolarDiferença sexual e religiosa no currículo de ensino religioso em escolas de Recife índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Eletrônica de Educação

versão On-line ISSN 1982-7199

Resumo

SOUSA, Marília Mendes Moreira de  e  STELKO-PEREIRA, Ana Carina. Relações entre violência escolar, gênero e estresse em pré‑adolescentes. Rev. Elet. Educ. [online]. 2016, vol.10, n.1, pp.110-127. ISSN 1982-7199.  https://doi.org/10.14244/198271991304.

A violência escolar é um problema nacional e se caracteriza por comportamentos que visam causar danos e que envolvem atos agressivos entre alunos, de alunos a funcionários e de funcionários a alunos. O objetivo deste estudo compreende investigar se há relação entre comportamentos de estresse e tipos de envolvimento em violência escolar, bem como a relação entre estresse, violência escolar e gênero. Participaram da pesquisa 106 alunos de 9 a 14 anos de uma escola pública situada em uma área de baixo índice de desenvolvimento humano da cidade de Fortaleza, Brasil. Esses participantes manifestaram assentimento e seus pais autorizaram a participação mediante assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). Foram respondidas a Escala de Violência Escolar (EVE) e a Escala de Stress Infantil (ESI). Como resultados foi possível perceber pelas categorias analisadas (vitimização de alunos por alunos, vitimização de alunos por funcionários e autoria de violência) ocorrências de violência física, psicológica e material, mas a maior parte dos alunos não estava em estado considerável de estresse. Notaram-se correlações positivas significativas entre estresse e vitimização de alunos por alunos; estresse e sofrer violência psicológica por funcionários; e estresse e ser autor de violência psicológica, física e virtual, bem como estresse e comportamentos de risco. Constatou-se que meninas são mais vítimas do que meninos em relação à violência psicológica por alunos; são mais autoras de violência psicológica e virtual do que meninos e sofrem mais estresse do que alunos do gênero masculino.

Palavras-chave : Estresse Infantil; Violência Escolar; Bullying; Gênero.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )