SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número1Relações entre violência escolar, gênero e estresse em pré‑adolescentesInterfaces entre educação e linguagem: uma experiência de extensão índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Eletrônica de Educação

versão On-line ISSN 1982-7199

Resumo

OLIVEIRA, Aurenéa Maria de. Diferença sexual e religiosa no currículo de ensino religioso em escolas de Recife. Rev. Elet. Educ. [online]. 2016, vol.10, n.1, pp.128-142. ISSN 1982-7199.  https://doi.org/10.14244/198271991396.

Este artigo discute os resultados de pesquisa de pós-doutorado, realizada na Pontifícia Universidade Católica do Paraná e financiada pela Capes (2014-2015), cujo objetivo principal foi o de avaliar, no currículo da disciplina de Ensino Religioso (ER), a presença ou não de conteúdos que tratem da diferença sexual e religiosa em escolas estaduais e municipais da cidade de Recife, no Estado de Pernambuco, Brasil. Assim, fazendo uso da Teoria do Discurso (TD), procuramos localizar os discursos hegemônicos mais relevantes sobre os temas pesquisados, buscando os sentidos de concepções como as de pluralismo, cidadania, diferença, tolerância, alteridade... isso entre nossos entrevistados: gestores de escolas, professores da disciplina em questão e representantes das Secretarias de Educação estadual e municipal. Como metodologia, fizemos uso da Análise de Discurso (AD), priorizando identificar as ideologias mais circulantes nos recortes de falas dos entrevistados examinados, ideologias estas atuantes junto aos principais discursos hegemônicos. Como resultado nas escolas visitadas, que foram num total de 11, obteve-se a não visibilidade da temática da diferença sexual, observada pela ausência de discussões sobre orientação sexual e diversidade sexual nas aulas de Ensino Religioso. Aliado a isso, verificou-se também, dificuldades no ER de tratamento com o tema do pluralismo religioso envolvendo religiões não cristãs, especificamente as afro-brasileiras, negligenciadas, sobretudo por professores evangélicos, de linha pentecostal e neopentecostal, que acreditam que elas são religiões que possuem valores e práticas perigosas, portanto, não passíveis de serem discutidas em suas aulas.

Palavras-chave : Ensino Religioso; Currículo; Diferença Sexual e Religiosa.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )