SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 issue1In between faces: the illiterate beyond the lacksProblem-solving and communication of ideas in Mathematics lessons at elementary school author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Eletrônica de Educação

On-line version ISSN 1982-7199

Abstract

BATISTA, Erlinda Martins  and  GOBARA, Shirley Takeco. A interação na pedagogia a distância: a visão de tutoria e estudantes. Rev. Elet. Educ. [online]. 2016, vol.10, n.1, pp.169-186. ISSN 1982-7199.  https://doi.org/10.14244/198271991349.

Este estudo compartilha os resultados de uma pesquisa que buscou analisar o processo de interação em ambiente virtual de aprendizagem - AVA, na visão dos estudantes, professores tutores de um curso de pedagogia a distância de uma instituição pública brasileira. Fundamentado no paradigma crítico e na metodologia qualitativa, este artigo apresenta uma reflexão do papel da interação em cursos a distância a partir de depoimentos dos estudantes e tutores. As concepções de interação desses participantes foram analisadas segundo a perspectiva dialética e sócio-histórica em que a interação se estabelece nas relações sociais, mediadas pelo educador para promover a aprendizagem. Os resultados sugerem que a interação se caracteriza como forma de comunicação realizada principalmente no ambiente virtual pesquisado, com forte caráter unidirecional, pouco interacionista, porque ocorre numa única direção, em particular dos estudantes para a tutoria, a respeito de atividades entregues postadas no ambiente. Concluiu-se que tanto a tutoria quanto os acadêmicos necessitam ressignificar o conceito de interação, considerado no estudo como um processo de inteiração. No conceito de inteiração, a comunicação ocorre de modo que o participante em interação esteja inteiro, completo na comunicação. Sua percepção da comunicação é dupla, simultânea, ele percebe-se inteiro na interação e no processo de inteiração. Os diálogos em tal processo ocorrem de modo histórico, social e dialético. Portanto, defende-se um processo que vai além da interação, isto é, uma inteiração para efetiva aprendizagem na modalidade da Educação a Distância EaD.

Keywords : Educação a Distância; Ambientes Virtuais; Interações; Pedagogia.

        · abstract in Portuguese     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )