SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número1Por entre rostos: o sujeito analfabeto para além das ausênciasA problematização e comunicação de ideias nas aulas de matemática dos anos iniciais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Eletrônica de Educação

versão On-line ISSN 1982-7199

Resumo

BATISTA, Erlinda Martins  e  GOBARA, Shirley Takeco. A interação na pedagogia a distância: a visão de tutoria e estudantes. Rev. Elet. Educ. [online]. 2016, vol.10, n.1, pp.169-186. ISSN 1982-7199.  https://doi.org/10.14244/198271991349.

Este estudo compartilha os resultados de uma pesquisa que buscou analisar o processo de interação em ambiente virtual de aprendizagem - AVA, na visão dos estudantes, professores tutores de um curso de pedagogia a distância de uma instituição pública brasileira. Fundamentado no paradigma crítico e na metodologia qualitativa, este artigo apresenta uma reflexão do papel da interação em cursos a distância a partir de depoimentos dos estudantes e tutores. As concepções de interação desses participantes foram analisadas segundo a perspectiva dialética e sócio-histórica em que a interação se estabelece nas relações sociais, mediadas pelo educador para promover a aprendizagem. Os resultados sugerem que a interação se caracteriza como forma de comunicação realizada principalmente no ambiente virtual pesquisado, com forte caráter unidirecional, pouco interacionista, porque ocorre numa única direção, em particular dos estudantes para a tutoria, a respeito de atividades entregues postadas no ambiente. Concluiu-se que tanto a tutoria quanto os acadêmicos necessitam ressignificar o conceito de interação, considerado no estudo como um processo de inteiração. No conceito de inteiração, a comunicação ocorre de modo que o participante em interação esteja inteiro, completo na comunicação. Sua percepção da comunicação é dupla, simultânea, ele percebe-se inteiro na interação e no processo de inteiração. Os diálogos em tal processo ocorrem de modo histórico, social e dialético. Portanto, defende-se um processo que vai além da interação, isto é, uma inteiração para efetiva aprendizagem na modalidade da Educação a Distância EaD.

Palavras-chave : Educação a Distância; Ambientes Virtuais; Interações; Pedagogia.

        · resumo em Português     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )