SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número1A interação na pedagogia a distância: a visão de tutoria e estudantesEducação em Astronomia: contribuições de um curso de formação de professores em um espaço não formal de aprendizagem índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Eletrônica de Educação

versão On-line ISSN 1982-7199

Resumo

MENGALI, Brenda Leme da Silva  e  NACARATO, Adair Mendes. A problematização e comunicação de ideias nas aulas de matemática dos anos iniciais. Rev. Elet. Educ. [online]. 2016, vol.10, n.1, pp.205-221. ISSN 1982-7199.  https://doi.org/10.14244/198271991390.

O presente artigo tem como objetivo evidenciar o quanto a problematização pode propiciar, no ambiente de sala de aula, situações de mediação e interação capazes de colocar o aluno como participante ativo na produção de significações matemáticas. Trata-se do recorte de uma pesquisa de mestrado, caracterizada como pesquisa da própria prática, visto ter sido desenvolvida na sala de aula da pesquisadora. Era uma sala multisseriada (classe com turmas de anos diferentes) de 4º. e 5º. anos, com 35 alunos, localizada na zona rural do município de Atibaia, no interior de São Paulo, Brasil. Adota-se a perspectiva histórico-cultural como base teórica, com foco nos conceitos de interação, significações e zona de desenvolvimento proximal. No campo da Educação Matemática, as discussões centram-se na cultura social de aula de matemática. A documentação consta de transcrições de audiogravações e registros dos alunos a partir da socialização de uma situação-problema - “O problema do Vinícius” - proposta durante uma aula de matemática. A análise evidencia o quanto os alunos se envolvem com tarefas que lhes são significativas, conversam sobre ela, interagem nos pequenos grupos e no coletivo da sala, possibilitando a circulação de significações sobre ideias matemáticas. Nesse contexto a postura problematizadora da professora é essencial para o movimento de matematização dos alunos, rompendo com o paradigma do exercício.

Palavras-chave : Problematização; Mediação; Comunicação de Ideias.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )