SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 issue1Problem-solving and communication of ideas in Mathematics lessons at elementary schoolTeacher training: art as an intercessor in the experimentation of other ways of thinking author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Eletrônica de Educação

On-line version ISSN 1982-7199

Abstract

FONTANELLA, Denise  and  MEGLHIORATTI, Fernanda Aparecida. Educação em Astronomia: contribuições de um curso de formação de professores em um espaço não formal de aprendizagem. Rev. Elet. Educ. [online]. 2016, vol.10, n.1, pp.234-248. ISSN 1982-7199.  https://doi.org/10.14244/198271991314.

A Astronomia é uma área fundamental na Educação Básica e proporciona a compreensão dos fenômenos cotidianos. Contudo, professores e alunos encontram dificuldades na compreensão dos conceitos dessa área do conhecimento. Desse modo, a importância dessa pesquisa se justifica ao investigar a formação de professores no curso “Fundamentos Teóricos e Metodológicos para o Ensino-Aprendizagem em Astronomia: Formação de Educadores” ofertado pelo “Polo Astronômico Casimiro Montenegro Filho”, localizado em Foz do Iguaçu, Brasil, e avaliar a percepção dos professores participantes em relação à formação realizada. O trabalho é de natureza qualitativa e utilizou para a constituição dos dados questionários, entrevistas e registros do desenvolvimento do curso. Os dados coletados foram analisados à luz da teoria da análise de conteúdo e nos apontam que em se tratando de conteúdos de Astronomia os professores apresentam muitas dificuldades por não terem formação inicial ou continuada de qualidade. Além disso, foram detectados erros conceituais e concepções alternativas em questões relacionadas à Astronomia por nós pesquisadores e também pelos próprios professores participantes do curso. Os dados indicam dificuldades na formação docente em relação à área de Astronomia, contudo, apontam-nos sugestões para amenizar essas dificuldades, como é o caso do curso para formação de professores em Astronomia, que se revelou um aliado do professor ao trabalhar conteúdos, metodologias e recursos potencialmente utilizáveis em sala de aula.

Keywords : Ensino de Astronomia; Formação de Professores; Espaço não Formal de Aprendizagem.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )