SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número1Educação em Astronomia: contribuições de um curso de formação de professores em um espaço não formal de aprendizagemMaterial didático para inclusão de estudantes com deficiência visual nas aulas práticas sobre o processo de cicatrização índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Eletrônica de Educação

versão On-line ISSN 1982-7199

Resumo

CRIZEL, Ana Paula; RODRIGUES, Aline  e  MUNHOZ, Angélica Vier. Estágio de docência: a arte como intercessora na experimentação de outras maneiras de pensar. Rev. Elet. Educ. [online]. 2016, vol.10, n.1, pp.249-260. ISSN 1982-7199.  https://doi.org/10.14244/198271991250.

Este texto relata a experiência do estágio de docência no Ensino Superior do Mestrado em Ensino do Centro Universitário UNIVATES, Brasil, que ocorreu no primeiro semestre de 2014 no curso de Pedagogia da instituição. As autoras aproximam-se da arte como importante intercessora, provocando movimentos para pensar o currículo e os discursos em educação e ensino. A arte que se misturou aos conteúdos de estudo das disciplinas Estudos do Currículo e Diferenças e Multiplicidades é aquela vivida por Nietzsche, uma arte imanente à vida, que não possui compromissos com o belo e o feio, com métodos e técnicas; uma arte que promove encontros sensíveis e potencializa a vida. Na primeira seção, apresenta-se a matéria que movimenta este artigo: dois estágios que possuem em comum um curso - o de Pedagogia - e um intercessor - a arte. A compreensão de arte operada pelos autores que percorrem o território da Filosofia da Diferença é desenvolvida na segunda seção. O terceiro momento deste artigo divide-se em duas partes, pois apresenta as experimentações desenvolvidas em cada um dos estágios curriculares.

Palavras-chave : Arte; Pedagogia; Ensino; Movimento.

        · resumo em Português     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )