SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número1Estágio de docência: a arte como intercessora na experimentação de outras maneiras de pensar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Eletrônica de Educação

versão On-line ISSN 1982-7199

Resumo

OLIVEIRA, Flávia Márcia; SILVA, Jéssica Paloma Rosa; JESUS, Camila Dantas de  e  ALMEIDA, Simone de. Material didático para inclusão de estudantes com deficiência visual nas aulas práticas sobre o processo de cicatrização. Rev. Elet. Educ. [online]. 2016, vol.10, n.1, pp.273-287. ISSN 1982-7199.  https://doi.org/10.14244/198271991216.

As pessoas com deficiência visual podem se beneficiar do processo de aprendizagem, de forma diferencial, por meio da utilização de estímulos e ativação de canais sensoriais diversos e da organização metamodal do sistema nervoso. O presente trabalho consiste em apresentar o processo de construção de um material didático para a inclusão de estudantes com deficiência visual nas aulas práticas sobre o processo de cicatrização. A elaboração do material didático foi sistematizada em etapas caracterizadas pela seleção dos recursos e materiais; seleção das estruturas e processos fundamentais a serem traduzidos da estimulação luminosa para mecânica; padronização dos componentes a serem estudados; dinâmica para a utilização do material e avaliação a curto, médio e longo prazo. Optou-se pela representação do processo de cicatrização em modelos didáticos confeccionados com papel Paraná como base e materiais diversos para estimulação do tato discriminativo considerando os aspectos do relevo, textura, tamanho e distância adequados. Concluiu-se que o recurso didático produzido despertou motivação, mobilizou estruturas cognitivas para compreensão tátil e possibilitou a construção de um mecanismo mental do conteúdo gerando, inclusive, memória a curto, médio e longo prazo. Os impactos que a introdução do material exerceu no estudante não foi apenas na “aquisição” de conteúdos e notas, mas também na promoção da resiliência. Portanto, a inclusão, considerando este conteúdo da microscopia, foi efetiva.

Palavras-chave : Recursos Didáticos; Deficiência Visual; Microscopia; Cicatrização.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )