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Revista Eletrônica de Educação

versão On-line ISSN 1982-7199

Resumo

FANTIN, Claudia Simone. Retenção e não retenção no ciclo de alfabetização: estudo com professores estaduais de Chapecó-SC, Brasil. Rev. Elet. Educ. [online]. 2016, vol.10, n.2, pp.9-22. ISSN 1982-7199.  https://doi.org/10.14244/198271991386.

O presente trabalho de pesquisa tem como objetivo analisar o processo da não retenção nos anos iniciais do ensino fundamental a partir da perspectiva dos professores. O questionamento que norteou a pesquisa está relacionado às repercussões que esse novo modelo de avaliação produziu nas escolas e junto aos professores, as considerações docentes sobre a não retenção dos alunos. Foi realizada uma pesquisa de campo com professores, para conhecer como esta regulamentação, que muda o sistema de avaliação dos alunos, vem sendo implementada nas escolas e como os professores avaliam as mudanças de um sistema de retenção para a não retenção de alunos no ciclo de alfabetização. O trabalho consistiu na realização de uma pesquisa qualitativa, apoiada, sobretudo em entrevistas semi-diretivas, com um grupo de professores das séries iniciais da rede pública estadual de educação da cidade de Chapecó - Santa Catarina, Brasil. A análise dos dados se fundamentou na perspectiva sócio-histórica-cultural da Proposta Curricular do Estado. Os resultados revelaram as resistências, as dificuldades encontradas pelos professores, mas também possibilidades de aceitação e aplicação desse novo modelo de avaliação.

Palavras-chave : Avaliação Escolar; Retenção e Não Retenção Escolar; Alfabetização.

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