SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número2Retenção e não retenção no ciclo de alfabetização: estudo com professores estaduais de Chapecó-SC, BrasilFormação docente em direitos humanos e o advento da Lei no 13.010/2014 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Eletrônica de Educação

versão On-line ISSN 1982-7199

Resumo

FERREIRA, Naidson Clayr Santos  e  COSTA, Carolina Severino Lopes da. A concepção de professores sobre o atendimento educacional especializado em salas de recursos multifuncionais. Rev. Elet. Educ. [online]. 2016, vol.10, n.2, pp.23-36. ISSN 1982-7199.  https://doi.org/10.14244/198271991425.

O atendimento educacional especializado (AEE) tem sido considerado parte integrante do processo de inclusão de alunos público-alvo da educação especial no sistema regular de ensino. Diretrizes da atual política do Ministério da Educação recomendam que esse serviço seja ofertado em salas de recursos multifuncionais (SRM). Visando conhecer melhor as características de tal serviço, este estudo teve por objetivo descrever e analisar aspectos do AEE ofertado em SRM das escolas municipais de uma cidade de médio porte do Sudoeste Baiano, Brasil. A coleta de dados foi realizada por meio da aplicação de dois instrumentos, sendo o questionário de Caracterização dos professores das SRM e o Roteiro de questões disparadoras sobre o tema organização do ensino nas SRM e classes comuns, também no formato de questionário. Os dados foram analisados por meio da técnica de categorização temática da análise de conteúdo. Os resultados mostraram que os professores especializados apresentaram uma concepção positiva do trabalho que pode ser desenvolvido nas SRM, porém salientaram a importância de haver uma adequação, tanto no que se refere aos recursos disponíveis nas salas, como na dinâmica da escola para que o aluno possa ser atendido de uma forma mais adequada, que atenda às suas necessidades educacionais concretas. Aponta-se a importância da realização de estudos que possam abarcar as concepções de gestores acerca desse processo, uma vez que dentre as mudanças requeridas, algumas pequenas e importantes envolvem decisões dos gestores.

Palavras-chave : Educação Especial; Atendimento Educacional Especializado; Salas de Recursos Multifuncionais; Professores Especializados.

        · texto em Português     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )