SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número2A concepção de professores sobre o atendimento educacional especializado em salas de recursos multifuncionaisDesdobramentos locais de políticas educacionais globais índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Eletrônica de Educação

versión On-line ISSN 1982-7199

Resumen

BARROS, Renato Cassio Soares de. Formação docente em direitos humanos e o advento da Lei no 13.010/2014. Rev. Elet. Educ. [online]. 2016, vol.10, n.2, pp.50-60. ISSN 1982-7199.  https://doi.org/10.14244/198271991302.

Este artigo tem como objetivo desenvolver reflexões a respeito da Lei n° 13.010, de 26/06/2014, que altera a Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, acrescentando o parágrafo 9° ao artigo 26 no qual se impõe nos currículos da educação infantil, do ensino fundamental e do ensino médio conteúdos relativos aos direitos humanos e à prevenção de todas as formas de violência contra a criança e o adolescente no Brasil. Em uma abordagem crítica, o direito é apresentado como um instrumento de conservação de determinado tipo de sociedade, mas dentro do possível o cidadão deve se servir do próprio direito para se opor às ofensas e reivindicar respeito e melhores condições de vida, consciente de que não é possível se limitar no direito. Por isso, no processo de ensino e aprendizagem, o docente precisa ir além das normas jurídicas e das doutrinas de direito, abrindo, assim, caminho para a reflexão e transformação social que assegure emancipação.

Palabras clave : Formação; Docente; Direitos Humanos.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )