SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número2Formação docente em direitos humanos e o advento da Lei no 13.010/2014Estudar para quê? A (des)valorização do ensino médio na fala de três gerações índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Eletrônica de Educação

versión On-line ISSN 1982-7199

Resumen

SILVA, Flavio Caetano da  y  CONTI, Celso Luis Aparecido. Desdobramentos locais de políticas educacionais globais. Rev. Elet. Educ. [online]. 2016, vol.10, n.2, pp.61-71. ISSN 1982-7199.  https://doi.org/10.14244/198271991661.

Trazemos ao debate a perspectiva local daqueles que ocupam funções em órgãos de representação ou de gestão nos municípios - caso do Conselho Municipal de Educação (CME) e das escolas - sobre políticas globais e sua inserção no âmbito local. A partir de experiências realizadas com a formação de conselheiros do CME e de gestores escolares, balizadas com questões de amplo espectro no campo das políticas públicas, examinamos processos de reconfiguração, em nível municipal, de forma a indagar se as políticas públicas educacionais são implementadas ou se promovem novos arranjos organizacionais que acomodam tanto as perspectivas globais quanto as dimensões locais, nas quais as condições de produção das práticas de gestão de redes municipais de educação. Utilizamo-nos de autores como Lima (2003), Mainardes (2009) e Ball (2001) para fundamentação do debate.

Palabras clave : Dimensões Locais das Políticas Educacionais; Políticas de Formação e de Gestão em Educação; Políticas Globais Versus Locais em Educação.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )