SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número2Desdobramentos locais de políticas educacionais globaisDesempenho escolar: uma análise do IDEB dos municípios da região do ABC índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Eletrônica de Educação

versión On-line ISSN 1982-7199

Resumen

COUTRIM, Rosa Maria da Exaltação; FERREIRA, Fernanda Moreira  y  LEBOURG, Elodia Honse. Estudar para quê? A (des)valorização do ensino médio na fala de três gerações. Rev. Elet. Educ. [online]. 2016, vol.10, n.2, pp.72-83. ISSN 1982-7199.  https://doi.org/10.14244/198271991664.

Este artigo é fruto de uma pesquisa realizada em Mariana, uma cidade do interior de Minas Gerais, Brasil, e que teve como principal proposta investigar as representações da escola feitas por três gerações na mesma família, ou seja, avós, pais e netos. Por meio de uma pesquisa de abordagem qualitativa, foram aplicados questionários a 96 jovens concluintes do Ensino Médio, de ambos os sexos, de duas escolas públicas da cidade e que convivem com os pais e os avós. Também foram ouvidos cinco pais e cinco avós de alunos selecionados a partir do questionário, com o objetivo de conhecer as mudanças ocorridas ao longo do tempo nas relações geracionais e nas expectativas profissionais e de formação do jovem. Observou-se, entre outras coisas, que a escola é uma instituição valorizada pela família, principalmente, porque é vista como um meio eficaz para se conseguir um bom emprego, embora haja divergências na visão do papel da escola entre diferentes gerações da mesma família. Para a geração dos pais, o foco está no indivíduo, isto é, o sucesso escolar e profissional é considerado mérito do estudante, que precisa ter interesse e determinação para realizar seus objetivos. Para os avós, a escola é o centro da Educação e a grande responsável pelo desempenho de um aluno na sua vida escolar e também profissional.

Palabras clave : Relação Família e Escola; Gerações; Ensino Médio.

        · resumen en Portugués     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )